Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas sedia pela quinta vez a Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco

    Na tarde desta terça-feira (22), dando prosseguimento a comemoração dos 117 anos de emancipação política do município aconteceu a 44ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
O presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider, iniciou sua fala, agradecendo a receptividade da organização do evento, assim como a da Prefeitura Municipal e seu apoio. Ele ainda aproveitou para resumir o objetivo da reunião que é deliberar assuntos para manter a produção de tabaco no país. “Essa é uma discussão polêmica, mas todos que estão inseridos neste contexto, indústrias, comércio, entidades, trabalhadores, governo, estão com objetivos de fazer a coisa correta. O tabaco tem uma importância econômica e social para o país. Desta forma, estamos realizando esta reunião, mais uma vez, com o intuito de continuar, manter, produções e exportações”, declarou.
O prefeito, Dr. Jean, lembrou que esta é a quinta vez que Cruz das Almas sedia o evento. Ressaltou também a luta desde 1996 implantada para ajudar as pessoas que sobrevivem do fumo direta e indiretamente, e que tem sofrido com a falta de políticas públicas para este setor. “Estamos bastante alegres em sediar mais uma vez este grande evento em nosso município. Espero que deste encontro, venha decisões que ativem a cultura e indústria do tabaco”, afirmou.
Dr. Jean também aproveitou a oportunidade para contextualizar de forma rápida a importância socioeconômica do tabaco para o Brasil, especialmente para a Bahia, o Recôncavo e Cruz das Almas. “O fumo gera muito emprego e renda no Brasil. A importância para a Bahia, Recôncavo e Cruz das Almas é bastante grande. Estamos presenciando um momento crítico de produção, e exportações. Nesta região estão fechando várias indústrias e desempregando várias pessoas. Precisamos unir forças para defender a cultura do fumo no Brasil, especialmente em nossa região”, finalizou.
Logo após foi aprovada a ata da 43ª Reunião Ordinária. Em seguida os grupos temáticos fizeram o seu relato; foi discutido o decreto nº 8.262, de 31 de maio de 2014; exposição de dados referentes à evolução das exportações de tabaco no 1º semestre de 2014 e fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
Estiveram presentes ainda na reunião, o representante do secretário do Estado de Agricultura, Aurino Soares, presidente do SENTIFA, Josenita Salomão, o secretário executivo da Câmara Setorial do Tabaco, Marconi Lopes, o presidente da Câmara de vereadores, Edson Ribeiro, vereadores e secretários municipais.

Postar um comentário

0 Comentários